quinta-feira, 5 de maio de 2011

DÉCIMO SEGUNDO DIA - 05 de Abril de 2011 - Santiago/CH X Mendoza/AR

Acordamos ainda escuro, na noite anterior já tínhamos acertado o hotel e também arrumado as bagagens, tomamos café e logo saímos, na saída logo sentimos o transito pesado do amanhecer de Santiago, era em torno de 7 hs. da manhã e as avenidas estavam cheias, passamos um certo trabalho para sair de Santiago e pegar o caminho de Los Andes, acabamos nos perdendo, eu e o Rafael seguimos por um caminho indicado por um senhor em uma banca de revistas, já o Paulo preferiu seguir as informações de seu GPS e seguiu por outro caminho, algum tempo depois já na auto-estrada acabamos nos encontrando novamente, entre Santiago e Los Andes são mais ou menos 90 quilómetros, mas demoramos quase 2 hs. para vencer esses quilómetros, em Los Andes abastecemos as motos e começamos a subir a cordilheira, o dia esta muito bonito, muito sol, sem vento e temperatura agradável, iniciamos a subida e nos quilómetros iniciais muito verde, muita vegetação e algumas casas na beira da estrada, a estrada nesse trecho estava em reforma, com desvios e muitos caminhões lentos, fomos indo com calma, numa dessas paradas encontramos o pessoal de Curitiba que havíamos conhecido em Valparaiso/CH, nossa velocidade de viagem é bem mais lenta que dos nossos companheiros, então falamos rapidamente e eles seguiram em frente, a cordilheira aos poucos vai mostrando toda a sua imponência, montanhas surgem de todos os lados, a vegetação aos poucos vai ficando pouca, a estrada serpenteia por caminhos em beira de precipícios, quando chegamos ao pé de Los Caracoles, paramos para tirar umas fotos, a visão é única, apesar de ter passado por ali há 3 anos ainda senti uma emoção muito grande com a visão dos Caracoles, agradeci a Deus por me permitir voltar a fazer mais uma grande viagem como esta. Subimos nas motos e alertei meus companheiros de viagem sobre os cuidados que temos que ter na subida da cordilheira, pois nesse local existe um transito de caminhões muito intenso, iniciamos a subida e fizemos uma parada para algumas fotos, encontramos novamente nossos companheiros de Curitiba também tirando fotos, logo seguimos viagem, pois nosso destino é Mendoza, porém no caminho existem muitas atrações. Entre retas curvas, montanhas, estrada em reforma, pressipicios, fomos indo e logo chegamos no primeiro posto de fronteira, logo em seguida temos o túnel Cristo Redentor com seus 3.080 metros de extensão e 3.175 metros de altitude, logo que passamos o túnel eu e o Rafael resolvemos subir até o Cristo Redentor de Los Andes, o Paulo ficou de nos esperar mais na frente, o Cristo está a quase 4.000 metros de altitude, a subida é íngreme, a estrada é de chão batido, subimos bem devagar pela estrada que vai serpenteando a montanha, lá em cima o frio se apresentou, sentimos um pouco de tontura lá em cima, mas valeu a pena, a vista é muito linda e eu tinha uma divida comigo mesmo, pois na outra vez que estive nesta cordilheira acabei não subindo no Cristo, pois minha moto (Falcon) não teve forças para subir, só que desta vez a XT660 me levou até la em cima, ficamos 20 minutos lá em cima e logo começamos a descer, a descida é muito bonita e demoramos mais uns vinte minutos para descer. Pegamos novamente a estrada e logo chegamos na aduana, ali fizemos os trâmites de saída do Chile e entrada na Argentina, tudo tranquilo, logo chegamos no pé do Aconcagua, o segundo pico mais alto do mundo, ali fotos e seguimos até a Ponte do Inca, onde tiramos algumas fotos, falei com um Chileno que viajava um uma DR450 e estava acampando na cordilheira, tinha feito o Passo Agua Negra e me disse que iria demora mais uns 3 dias para chegar em Santiago, almoçamos ali em um barzinho bem simples, nessa região o vento se fazia presente, saímos dali e seguimos rumo a Uspalata, o sono começou a nos incomodar e paramos por alguns minutos em seguida, uma coisa que nos impressionou foi a velocidade dos caminhões na cordilheira, alguns andam a mais de 120 km. p/h, seguimos e paramos em Uspalata, que parece um oásis no meio do deserto, ali abastecemos e conversamos um pouco, achamos que encontraríamos nosso companheiro Paulo ali nos aguardando, mas ele não estava lá. De Uspalata até Mendoza são 100 km., que foram vencidos em pouco mais de 1 hora, chegamos em Mendoza com o sol se pondo, Mendoza é uma linda cidade ao pé da cordilheira, com muita plantação de uvas, e produtora de excelentes vinhos. Em Mendoza fomos procurar um hotel na entrada da cidade, o primeiro que chegamos ja ficamos, tentei ligar para o Paulo e não consegui contato, nos acomodamos, tomamos banho e fomos ao centro fazer cambio, depois fomos ao calçadão central jantar, umas olhadas na cidade, umas cervejas e fomos dormir, amanha sairmos cedo, a estrada tem que render...