quinta-feira, 5 de maio de 2011

DÉCIMO PRIMEIRO DIA - 04 de Abril de 2011 - Santiago/CH

Acordamos antes das 8 hs. da manha, como sempre o sol ainda não tinha saido, no Chile amanhece bem mais tarde do que no Brasil, e também anoitece bem mais tarde. Bom mas levantamos, me sinto cansado pela nossa maratona de vários dias de viagem seguida, depois de um banho para acordar fomos tomar o nosso café da manha a moda chilena, saimos do hotel, em volta do hotel varias universidades, como muitas alunas e alunos chegando, no Chile existe um programa governamental que estimula aos jovens a estudar e Santiago é uma cidade em que a cultura esta em cada esquina, seja em casas antigas muito bem conservadas, seja em esculturas de ícones Chilenos, seja em praças muito bem cuidadas, se tem a impressão de estar em uma cidade Européia, o metro cruza a cidade de lado a lado, existem largas avenidas com seu transito constante, pouquíssimos policiais na cidade, todos respeitam as leis. E nesse clima de uma cidade linda nós fomos caminhando buscar o local onde pegaríamos o tour para conhecer Santiago, perguntamos aqui, pergunta ali e logo estávamos aguardando o onibus, 18.000 pesos chilenos, esse é o preço do Turistik, que leva turistas em um onibus vermelho por um tour pelos pontos principais da cidade, são varias paradas, muitos locais legais, uma gravação no onibus explica onde estamos e onde vamos, realmente Santiago é uma cidade que vale a pena conhecer, descemos no shopping e fomos conhecer algumas lojas e acabamos almoçando ali mesmo, os habitos de horarios dos Chilenos quanto a alimentação são diferentes dos nossos, ao meio dia ninguem estava almoçando, quando saimos da praça de alimentação era quase 13 hs. e ai começava a chegar as pessoas para almoçar, pegamos o onibus novamente (você paga o valor e ganha um cartão que te permite andar o dia todo no onibus, mesmo descendo você pode voltar a subir e o cartão ta valendo), seguimos e fomos até o Cerro San Cristobal e ali subimos em uma especie de bondinho, bem legal, pelos meio de uma mata fechada, lá em cima uma vista fantástica de toda a cidade, uma nevoa de poluição abraça toda a cidade, isto é uma das preocupações de toda a população, quando era umas 15 hs. seguimos em direção ao centro da cidade, fomos até a praça central, e dali seguimos até o Mercado Público, recebemos a indicação de comermos na Marisqueira Augusto's e lá fomos nós, quando chegamos lá o mercado estava fechando, mas assim mesmo conseguimos entrar, e fomos para o centro do Mercado, o Mercado é muito parecido com o que tem em Montevideu/UY, bom mas vamos ao que interessa: chegando lá encontramos o restaurante quase fechando, numa mesa um Senhor de jaleco branco conversava animadamente com um casal, ao entrar no espaço do restaurante fomos cumprimentados por esse Senhor, sentamos em uma mesa central, havia poucas pessoas no restaurante, fomos atendidos por um garçom que nitidamente tinha pressa de ir embora, pedimos lula gratinada e uma cerveja, atrás de nossa mesa havia um painel com fotos, tinha foto do Robinho, Zamorano e outros, tinha foto do Chivas do México e tambem do União Espanhola do Chile, e nessas fotos sempre a companhia do Senhor que nos cumprimentou, então ele é o Augusto, dono do Restaurante, o Rafael não resistiu e foi até ele cumprimenta-lo, ele foi muito educado e conversa vai conversa vem, o Rafael explicando de onde somos perguntou a o Augusto se conhecia Porto Alegre, ele mais do que rápido disse que sim, e que inclusive "tem uma tia em Porto Alegre", ai na nossa ingenuidade perguntamos quem era e tudo mais e ele disse que era a "Tia Carmem", hehehehehe, falamos que não conhecemos, mas conhecemos as sobrinhas, hehehehe (www.carmensclub.com.br), tiramos uma foto com o Augusto, comemos a lula gratinada e nos despedimos do Augusto, baita figura. Fomos tirando fotos e caminhando pelo centro, seguimos até o Palácio de Governo, e depois retornamos ao hotel, foi um belo dia, muito sol e temperatura agradavel, no retorno ao hotel tomamos banho e logo saimos para comer algo, fomos a um restaurante Peruano e tomamos a Cerveza Cusqueña, muito boa mesmo, retornamos ao hotel e logo fomos dormir, amanhã temos que começar o retorno...