quinta-feira, 5 de maio de 2011

DÉCIMO QUARTO DIA - 07 de Abril de 2011 - Rosário/AR X Santana de Livramento/BR/

A noite, novamente senti muito o cansaço dos dias seguidos de viagem, essa rotina de andar o dia inteiro, chegar em uma cidade a noite e no outro dia sair cedo cansa muito, e isso vai minando as energias, tenho sentido cãibras terríveis nas madrugadas... Acordamos animados, faltam apenas dois dias para chegarmos em casa, a saudade anda grande, arrumamos nossas bagagens, tomamos um café minguado tradicional argentino e saímos em direção a ponte que atravessa o rio Paraná, achei que era mais perto mas andamos um bom tempo no centro e depois pela constanera até chegar a ponte, no caminho deu para ver como Rosário é uma cidade grande e linda, muitas praças, ruas largas e a beira do rio muito organizada, a ponte majestosa e imponente, passamos pela ponte w seguimos pela temida Província de Entre Rios, seguimos em um ritmo de 100 km. p/h, o transito pesado, muitos caminhões, mas fomos indo, andamos algo como 100 km. e fomos parados pela temida Policia de Entre Rios, a conversa a mesma que sempre ja relatado por colegas viajantes, inventaram que estávamos acima do limite de velocidade e queriam nos extorquir em R$ 1.000,00, depois de muita conversa e até discussões, para nos livrarmos desses bandidos demos R$ 240,00, antes porem fomos muito ameaçados de ter as motos retidas, infelizmente a Argentina é um belo pais, mas esses policiais mancham toda a hospitalidade do povo argentino, no mínimo lamentável, ainda mais pela repetição de fatos semelhantes... Saímos dali sem um misero peso argentino no bolso, seguimos viagem já com atraso para o mais rápido possível sair do território argentino, seguimos até Concepcion del Uruguay e dali em pouco tempo estávamos em Paysandú/UY, contamos com a boa vontade dos funcionários do pedagio para conseguirmos pagar com dinheiro Brasileiro e entramos no Uruguay, sinceramente neste momento, depois do ocorrido, pensei seriamente em não voltar mais a Argentina, no Uruguay me sinto seguro, as estrada são tranquilas, paramos em um posto de gasolina logo na saida de Paysandú e fizemos um lanche, era quase 15 hs., nosso destino Santana do Livramento estava a quase 350 km. ainda, demoramos na verdade quase 7 hs. para percorrer 400 km., tudo em função da policia e do trâmite na aduana... Seguimos viagem, o cansaço se apresenta, as retas sonolentas com pouco movimento estão me deixando caindo de sono, vamos parando e num ritmo mais lento que o normal... ao final da tarde, pouco antes de anoitecer chegamos em Taquarembó, abastecemos, conversamos um pouco sobre como os Uruguaios são receptivos, seguimos viagem, minha moto em um ritmo mais lento e com a boa gasolina Uruguaia esta fazendo 25 km. p/litro, baita média, a Ninja 250 do Rafael, faz mais ou menos o mesmo... Logo estávamos e Santana do Livramento, fizemos o trâmite de entrada no Brasil e fomos procurar um lugar para dormir, pegamos um hotel simples, temos que compensar a despesa com os policiais corruptos argentinos, nos acomodamos e fomos jantar...