domingo, 10 de abril de 2011

SÉTIMO DIA - 31 de Março de 2011 - San Pedro de Atacama/CH X Chañaral/CH

Ontem quando fomos ao passeio nas Termas de Puritama não estávamos sozinhos, tínhamos a companhia de mais uma família de nativos na van, e conversa vem conversa vai e a Senhora ao ser perguntada sobre chuva nos abriu o jogo que este ano no verão em Janeiro tivemos chuva durante uns quinze dias, chovia a tarde por uma hora e parava, e que fazia uns 10 anos que não chovia, mas esse ano choveu e bastante.

Bom, acordamos cedo e fomos tomar café, arrumamos as coisas e saímos do hotel umas 8:15 hs. da manhã, me despedi mentalmente de San Pedro de Atacama, concretizei um dos sonhos de minha vida, chegar aqui não foi nada fácil, você tem que se preparar muito, financeiramente, e principalmente mentalmente, mas com certeza vale muito a pena... Nosso primeiro destino era Calama, em pouco menos de uma hora vencemos esse caminho, estava frio e tivemos que utilizar as luvas grossas e bala clavas, abastecemos em Calama, nesse dia amanheci com muita saudade de minha esposa e de minha filha, é complicado essas viagens por esse motivo, ficar 10/15 dias fora não é facil. Seguimos nosso caminho agora pela Ruta 5, que corta o Chile de um lado ao outro, e nesse dia temos que trocar o oléo das motos, por isso seguimos direto para Antofagasta e lá chegamos passando das 13 hs., a primeira parada foi a beira mar para vermos o Pacifico, escuro e imponente com ondas que arrebentam contra as pedras, as praias em Antofagasta são cheia de pedras, não vimos arreia, fomos procurar uma oficina de motos, perguntamos em um posto de gasolina e nos disseram aonde fica a Yamaha, seguimos para lá e fomos bem atendidos, o serviço foi rapido e bem feito, pagamos algo como R$ 50,00 cada moto, e fomos almoçar, almoçamos no mercado de peixes a beira mar comemos uma sopa marineira, muito boa e por um preço justo, mais ou menos R$ 10,00 o prato, saímos rápido para seguir viagem, o mar é muito lindo e limpo em Antofagasta, este mercado é onde chegam os pesqueiros e onde vendem os peixes frescos e tem vários restaurantes onde você come no balcão, apesar de ser um local onde os barcos ancoram o mar é muito limpo, dava para ver o fundo do mar e os leões marinhos nadando, muito legal Antofagasta, bom saímos e pegamos novamente a Ruta 5 agora com destino a Calama, andamos alguns quilómetros e encontramos o monumento da "Mão do Deserto", fotos e mais fotos, e logo seguimos, tínhamos um vento favorável e muita estrada pela frente, a estrada, a mística Ruta 5, rasga o deserto então você olha para um lado e tem pedras e arreia, do outro a mesma coisa, aonde você alcançar a vista só enxerga deserto, o transito é quase 100% de caminhões e eles andam acima de 100 km. p/h e isso não causou problemas pois nosso companheiro com a Burgman frequentemente era ultrapassado por esses caminhões... Bom seguimos e nosso destino não pode ser cumprido, ficamos em Chañaral uma pequena localidade encravada na beira do Pacifico, chegamos já com noite escura, ali pegamos um hotel simples, jantamos e fomos dormir.

1. Olá, Rogério. Estava curioso quanto a essa perna da viagem pois no meu roteiro, programei SPA X Bahia Inglesa que está a uns 100km para frente, mais acho que dá para fazer.
    Acho que quando sairam de Antofagasta, seguiram para Coiapo, certo? vc colocou Calama...