terça-feira, 12 de abril de 2011

OITAVO DIA - 01 de Abril de 2011 - Chañaral/CH X La Serena/CH

Acordamos sem luz na cidade, o hotel que estávamos tem gerador, isso quer dizer que é frequente faltar luz, a cidade com a luz do dia, apesar de ser um dia cinzento pela cerração fechada, me parece mais uma pequena vila plantada a beira do Oceano Pacifico para servir de dormitório aos viajantes, de um lado o oceano de outro as dunas, uma pena termos chegado a noite, o visual lá de cima deve ser muito bonito, mas... tomamos banho, tomamos café, e fomos arrumar as coisas para seguirmos viagem, nossas roupas de viagem estão imundas e com um cheiro horrível, ou seja estamos fedendo, nesse local não tem casa de cambio e temos pouco dinheiro chileno, mas como os bancos que fazem cambio abrem apenas as 9:00 hs. resolvemos tocar até a próxima cidade, na saída seguimos costeando o oceano e o visual é muito lindo com muitas montanhas a beira mar com o mar batendo nas pedras, aquele mar escuro e imponente, andamos poucos quilómetros e tenho que parar para por as luvas grossas, o tempo esta frio e húmido, começa uma fraca chuva que logo desaparece, seguimos e surgem praia de arreia em bahias muito bonitas, fico pensando isso aqui é mais bonito que o litoral de Santa Catarina, apenas falta o calor e o mar quente, logo chegamos a nosso primeiro destino para cambiar dólares, Caldera é uma pequena e bonita cidade a beira do oceano, uma praça bonita e gente simpática, fui ao Banco trocar os dólares, em 20 minutos estávamos liberados, dali seguimos a Copiapó, sempre pela ruta 5, uma 11:30 hs. estávamos em Copiapó, abastecemos e fizemos um lanche rápido, me sinto cansado nesse dia e falo a meus companheiros que ao invés de andarmos mais quem sabe paramos em La Serena, todos concordam, seguimos e o caminho é o mesmo do dia anterior no meio do nada, deserto e caminhões andando a mais de 100 km. P/h, viajo preocupado, o Paulo e sua Burgman andam a menos de 100 km. P/h, isso faz os caminhões ultrapassa-lo, seguimos e logo no meio da tarde chegamos a linda e com mar poluído La Serena, vamos direto a praia, fotos e seguimos ao centro que fica afastado do mar quase 1 quilometro, ficamos em um hotel bem no centro, a cidade é bonita e organizada, tem um ar alegre, o hotel simpático e com preço justo, nos acomodamos e em seguida fomos andar na cidade, tudo organizado com muito movimento na zona central da cidade, com certeza uma cidade para voltar e conhecer melhor, alias ali perto é a subida do Paso de Agua Negra que futuramente vou atravessar. Anoiteceu e fomos jantar, e depois de algumas cervejas e alguns passeios pelas ruas centrais fomos dormir.