sábado, 2 de abril de 2011

QUARTO DIA - 28 de Março de 2011 - San Salvador de Jujuy/AR X San Pedro de Atacama/CH

Buenas;

Antes de mais nada gostaria de comentar sobre alguns detalhes dos dias anteriores: para quem não conhece o interior da Argentina, na região do Chaco e de Santiago de Estero as pessoas criam muitos animais (cabras, porcos, burros) soltos e esses animais ficam sobre a pista e para completar os carros em grande maioria andam em alta velocidade por muito pouco não presenciamos acidentes, outra coisa são as cidades que são isoladas e abandonadas pelos governantes, então é barro, poeira, falta de gasolina, ...

Bom mas vamos ao dia de hoje, acordamos e estava escuro e chovia, arrumamos nossas bagagens e fomos tomar café, vai pra cá e vai pra lá e ja era 8:30hs. quando saímos do hotel, na verdade estávamos em uma maratona de 2,5 dias viajando com chuva e chegando a noite nas cidades e isso vai deixando a gente cansados, mas saímos e pegamos o caminho rumo a subir a cordilheira, pela Ruta 9 que liga a Argentina com a Bolivia, logo que saímos uns 20 km. após Jujuy a chuva parou, confirmando uma informação do recepcionista do Hotel Internacional que logo acima não estava chovendo, seguimos e tudo era novidade, encontramos alguns motociclistas acredito que Brasileiros descendo para Jujuy, mas fomos indo e fotos e mais fotos e quando chegamos no trevo da Ruta 52 me dei conta que não tinha certeza que encontraria algum posto de combustível no caminho, apenas tinha certeza do posto YPF de Jama, mas era uma quilometrarem larga, então decidimos ir a Tilcara abastecer e ai comemos algo, compramos um galão de gasolina para cada um e quando estavamos prontos para sair já era 11:30 hs., voltamos ao trevo da Ruta 52 e começamos a subir, paramos em Purmamarca para tirar algumas fotos, inclusive do cerro de 7 corres, e fomos indo e a cada curva uma nova paisagem imprecionante, lugarejos, montanhas, curvas em sequência e nossa velocidade média bem baixa, logo chegar ao Salar de Salladilo, quando avistamos aquele branco ao longe fiquei impressionado, e queria cada vez mais acelerar rápido para chegar no salar, chegamos lá e é muito bonito mesmo, tiramos fotos, brincamos no sal, haviam muitos turistas e viajantes lá, ficamos quase uma hora e seguimos viagem, subimos agora em um ritmo melhor, e com pouco movimento na estrada logo chegamos em Susques, umas olhadas básicas e algumas fotos e fomos seguindo, e após uma curva a pouco mais de 500 mts de Susques, tivemos a surpresa de encontrar um posto de combustível, ali abastecemos, e ficamos alguns minutos conversando, tempo suficiente para perceber que naquela distancia de tudo o frentista estava na internet em seu notbook... Mas fomos indo e subindo e lindas montanhas, e lindas retas e muitas fotos e subindo e quando chegamos no posto YPF é que fui sentir o peso da altitude, parei a moto forra do box para abastecer e descer da moto foi complicado, como se a moto estivesse com o dobro de peso e eu com a metade de minhas forças, para arrastar a moto para abastecer foi muito complicado, tomamos um café, comemos um lanche, trocamos algumas palavras entre nós e seguimos para a aduana, fizemos o trâmite de saída da Argentina e seguimos até a placa da altitude do Passo de Jama, quando faltava uns 300 mts. pensei em como é difícil chegar ali, acho que não tinha a verdadeira noção da dificuldade que iria encontrar, agradeci a Deus por mais uma conquista, ali senti bastante, tive até alguma tontura, mas estava muito feliz, fotos e seguimos... Quando atravessamos a fronteira já sentimos um vento forte e lateral que tentava jogar nossas motos pra forra a pista, fomos indo e alem do vento começou a baixar a temperatura e o frio esteve quase isuportavel, isso que estamos bem equipados, segunda pele, luvas de couro bem grossas, andamos uns 60 km. sobre essas condições, e você pensa em voltar, mas ai é aquela coisas, pra voltar fica complicado pois tem a altitude, pra ir em frente você não sabe quantos quilómetros ira encontrar de frio ainda, e até pensei comigo mesmo, "será que no Atacama será todos os dias assim", mas seguimos e o frio foi diminuindo e o vento diminuindo e daqui a pouco até ficou agradavel, e começamos a descer em direção a Sâo pedro de Atacama, passamos pelo Vulcão Licamcabur já anoitecendo e olhando ao longe as luzes de São Pedro, seguimos e chegamos a San Pedro umas 20 hs. já escuro, fizemos o trâmite de entrada no Chile e por sinal eles são bem enrolados, demoram pra te atender e não gostam de te explicar as coisas, mas é assim mesmo... entramos em San Pedro e era rua contra mão pra cá e rua contra mão pra lá, e entramos numa ruazinha apertada, alias todas as ruas são apertadas, e fomos em busca de um hotel e alem do hotel por 50 mil pesos chilenos para o três, contratamos o tour para os Geisers del Tatio para o dia seguinte, entramos no hotel, fomos ao centro jantar e olhar a cidade e voltamos logo para dormir, afinal amanha as 4:00 hs. iremos aos Geisers.

Foi um dia fantastiso e muito puxado.